Janeiro é mês em que muitos pais e mães compram o material escolar solicitado pelas escolas de seus filhos. Encontrar os melhores preços não é tarefa das mais fáceis, pois além de subirem ano a ano, ainda podem variar muito de uma loja para outra. Para economizar, a pesquisa de preços é uma grande aliada. Mas há diversas outras dicas que podem ajudar os pais a gastar menos, além de reduzir o impacto ambiental negativo sobre os recursos naturais utilizados na fabricação de novos materiais a cada ano.
Pesquisar os melhores preços, fazer compras de grande volume em conjunto com os pais de outros alunos ou reutilizar materiais do ano anterior já são práticas comuns por quem quer economizar. “Todos os anos, milhares de pais e alunos compram produtos escolares novos, enquanto, ao mesmo tempo, outros descartam materiais em boas condições ou guardam em casa itens que poderiam ser utilizados por outras pessoas. Promover a troca ou a doação é uma solução que pode beneficiar muita gente. Com isso, mais pessoas podem ter acesso aos materiais sem a necessidade de retirar mais matérias-primas do meio ambiente”, explica Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.
Trocar, doar e compartilhar são formas de promover o consumo consciente e a sustentabilidade, além de contribuir para que pais, alunos e professores reflitam sobre o consumo, cidadania, desperdício, utilização de recursos naturais, lixo e meio ambiente.
Confira as dicas:
1 – Reaproveite materiais
Antes de ir às compras, analise o que dá para reaproveitar do que sobrou do ano anterior. Depois de um olhar atento, você conseguirá diminuir a lista de compra. É verdade que muitas crianças preferem levar material novo no início das aulas, mas esta é uma oportunidade para explicar a elas a importância de não desperdiçar, de consumir de forma consciente e de evitar o impacto no meio ambiente e na sociedade.
2 – Preserve os materiais
Cuidar dos materiais ao longo do ano é fundamental para estender ao máximo a sua vida útil e, assim, poder usá-los nos anos seguintes. Também é importante não desperdiçá-los, usando apenas o necessário, sem excessos.
3 – Escolha os produtos com critério
É importante usar critérios de avaliação para escolher os produtos, de modo a ter um material adequado e que dure o ano inteiro ou até mais anos, se possível.
Fonte: Instituto Akatu.
Leia também:
Como lidar com a volta às aulas e o primeiro contato com a escola?
Nove dicas para reaproveitar materiais escolares de forma consciente
Consumo de refrigerante é maior na idade escolar
Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.