Especialista explica que bebês mamam por outros motivos, além da fome

bebês

O leite materno é a melhor fonte de nutrientes para os bebês até os seis meses de idade, mas a amamentação proporciona outros benefícios. Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, os bebês mamam por outros motivos além da fome e que promovem um bom desenvolvimento emocional, por exemplo, para não se sentirem sozinhos.

O bebê estava dentro da mãe, em um ambiente aconchegante e protegido e, quando nasce, vai para um mundo repleto de novas sensações e muito mais distante da mãe – assim, a amamentação é uma forma de passar segurança ao bebê, mostrando que a mãe está por perto para providenciar o que ele precisar.

A sensação de conforto e segurança durante a amamentação é essencial para o bom desenvolvimento da criança. Outra razão para mamar é que o leite mata também a sede, especialmente o leite do início da mamada.

“O leite tem fases e sua coloração depende de cada fase. No primeiro momento o leite é mais claro, pois tem a função de hidratar e sacia a sede do bebê. No segundo momento o leite é mais encorpado, por conta da quantidade de gordura, que serve para alimentar”, destaca a especialista.

 

Fonte: Erica Mantelli, ginecologista e obstetra.

 

Leia também:

 

Saiba quais são as formas de tratamento e prevenção durante o processo de amamentação

 

Aleitamento materno é importante para o bom desenvolvimento biológico e imunológico da criança

 

Os benefícios do aleitamento materno começam já na primeira hora de vida do recém-nascido

 

Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.