Saiba como fazer o desfralde da criança de forma tranquila
21 de outubro de 2016
A importância da alfabetização financeira
21 de outubro de 2016

Carona solidária, uma prática que vem crescendo nas grandes cidades

Traveling With Kids

Imagem: AdobePhoto.

Você já parou para pensar que algumas mudanças de atitude no dia a dia podem ajudar a combater o efeito estufa e a preservar o meio ambiente?

Todos os dias, nos deparamos com um tráfego enorme de veículos nas horas de entrada e saída das escolas. Muitos deles com duas ou três pessoas. Mas uma prática simples vem crescendo nas grandes cidades e contribuindo para a diminuição de carros circulando pelas ruas. É a carona solidária, uma espécie de revezamento entre os pais que mantém uma rotina de horário para levar ou ir buscar os filhos na escola. E por que não levar os filhos do vizinho?

As vantagens desta prática são muitas e vão desde desafogar o congestionamento, economizar combustível e diminuir o desgaste do veículo, até numa questão de relacionamento: é uma forma de reforçar os vínculos de amizade entre os colegas de escola.

Quer ver como funciona? Nós separamos 12 dicas bem legais para você aderir a esta forma de carona:

1. Faça um levantamento dos colegas de escola de seu filho que moram perto de você ou em regiões de fácil acesso. Em seguida, veja quais pais têm interesse em participar de um rodízio para levar as crianças à aula.

2. Você pode recorrer a páginas e sites especializados em organizar e oferecer carona aos interessados para ajudar neste levantamento.

3. Outra dica é pedir ajuda para a direção da escola para reunir pais que desejam participar desse tipo de iniciativa. Uma campanha interna, estimulando a carona solidária, pode funcionar.

4. Conheça pessoalmente todos os pais que vão participar da carona solidária. Certifique-se de que sejam pessoas de sua total confiança.

5. Crie um sistema de comunicação eficiente entre os pais participantes do rodízio para que imprevistos possam ser avisados com agilidade. Aplicativos de troca de mensagens são bons aliados para isso.

6. Deixe pessoas de sua confiança de sobreaviso para que possam cobrir eventuais “buracos” na programação quando imprevistos acontecerem.

7. Certifique-se de que todos os veículos envolvidos no sistema de rodízio estejam com a manutenção em dia e tenham os itens básicos de segurança para as crianças, como cintos de segurança no banco traseiro, cadeiras infantis etc.

8. Determine qual rota será executada pelos pais e defina pontos de encontro para facilitar a reunião de todas as crianças na volta para a casa.

9. O rodízio pode ser feito semanalmente ou por períodos, conforme for mais conveniente para os pais participantes.

10. Ao chegar ao seu destino, nunca pare em fila dupla para não prejudicar a circulação do trânsito. Chegue com antecedência, procure um local adequado para estacionar e desembarque as crianças com segurança.

11. Nada de brigas no trânsito. Mantenha sempre a calma e, antes de entrar em uma possível discussão, lembre-se de que o seu carro está cheio de crianças.

12. Durante o percurso, mantenha as crianças entretidas com jogos e brincadeiras organizadas, evitando tumultos dentro do carro, que podem tirar a atenção do motorista.

Caronas que rendem amizade

Foi Felipe Lucas, de 10 anos, quem percebeu que um vizinho com o qual pouco tinha contato havia mudado para a sua sala. A proximidade das casas em que vivem – Felipe e Henry moram na mesma quadra – fez com que os pais deles se organizassem em um rodízio para levarem os garotos à escola. “Uma semana nós levamos e na outra os nossos vizinhos”, explica a bancária Paula Carolina Assis de Ruediger Lima, mãe de Felipe.

Além da praticidade e da economia, o sistema de carona fez com que nascesse uma forte amizade entre os garotos, que até então, mesmo morando a poucas casas de distância, mal se conheciam. “Hoje, eles são um grude só. Brincam juntos o tempo todo”, destaca Paula.

Por Natália Ortega

Nossas fontes