Para os especialistas, conhecimentos sobre nutrição deveriam ser adquiridos desde os primeiros anos de vida. Assim, a criança cresce sabendo da importância de se alimentar bem e aprende a explorar melhor os alimentos disponíveis, educando o paladar. Uma boa maneira de favorecer esse aprendizado é levando a criançada para a cozinha, o que pode acontecer em casa ou mesmo na escola. Basta escolher uma receita saudável e divertida e ter sempre a supervisão de um adulto.
“As oficinas culinárias, por exemplo, têm como finalidade estimular a criança a olhar o alimento não só a fim de nutrir-se, mas também como forma de expressão e arte. É uma boa forma de aprender as receitas, trabalhar em equipe e fazer com que ela tenha noção de nutrição, higiene e explore os sentidos”, destaca a nutricionista Vanessa Minossi.
Em casa, cozinhar juntos fortalece o vínculo familiar, já que torna a obrigação de preparar a comida em um momento de lazer e aprendizado. Para começar, confira uma receita prática que vai agradar a criançada durante e após o preparo! E se algo der errado, Vanessa avisa: “Errar na quantidade dos temperos e não acertar o ponto de alguns pratos é bastante comum. O importante é fazer dessas situações um aprendizado e incentivar novos experimento culinários, que acabam estimulando escolhas mais saudáveis, com menos fast food e industrializados”. O lanchinho pode ser consumido em casa ou até ser levado para a escola na lancheira!
Farofa de tapioca
Ingredientes
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 1 colher (sop) de azeite ou óleo de milho
– 1 colher (chá) de sal grosso
– 100g de milho de pipoca
Modo de preparo
Aqueça a manteiga, o azeite e o sal numa panela. Coloque o milho de pipoca, mexa bem para ele ficar todo empapado de manteiga e tampe a panela. Chacoalhe sempre para não grudar no fundo. Quando estiver pronta, divida em três partes iguais e bata uma de cada vez no liquidificador. Para melhor trituração, é importante sacudir o aparelho. Dica: sirva com carnes.
Fonte: Vanessa Minossi, nutricionista.
Leia também:
Alimentação: Incluir pera na refeição traz benefícios aos bebês
Entenda a importância da boa saúde da mãe para a primeira alimentação do bebê
Alimentação: Por que as crianças precisam de probióticos?
Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.