Importância do brincar: a formação dos vínculos entre pais e filhos
16 de abril de 2020
amamentação
Sete dicas de amamentação para mamães de primeira viagem
4 de maio de 2020

Pediatra orienta pais e cuidadores quando ao uso de máscaras em crianças

mascaras em criancas

Foto: Depositphotos

Qual o uso adequado das máscaras em crianças para protegê-las da Covid-19, principalmente quando afrouxarem as regras do isolamento social nas próximas semanas? Para a pediatra Dra. Flávia Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, crianças devem utilizar o acessório se for preciso sair de casa, mesmo as máscaras de confecção caseira – com exceção dos bebês e menores de 2 anos, devido ao risco de asfixia e sufocamento.

A médica conta que a turminha que está em contato somente com os residentes usuais, não precisa usar o acessório dentro de casa, desde que todos não tenham tido exposição com alguma pessoa com a Covid-19.

Se for preciso sair com bebês de até 2 anos, a dica é usar alternativas para reduzir a exposição: “coloque a criança num carrinho e cubra com algum tecido ou cobertor, mantenha a distância de 2 metros de outras pessoas ou use o canguru. É importante lembrar que tanto o canguru quanto o carrinho precisam ser higienizados quando chegar em casa”, diz a Dra. Flavia.

A Dra. Flávia dá algumas dicas para o uso de máscaras em crianças:

– Pais e cuidadores também devem usar a máscara e ser exemplo;

– O acessório deve cobrir a boca e o nariz, e não deve ser tocado;

– Colocar o acessório em algum brinquedo ajuda a familiarizar a criança;

– Decorar o acessório descartável ou preferir os coloridos e estampados de tecido;

– Mostrar fotos de outras crianças de máscara;

– Simular o uso em casa antes de usar na rua ajuda bastante;

– Explicar para as crianças com menos de 3 anos que é para se proteger e aos outros e que é temporário;

– Para crianças com mais de 3 anos, enfocar germes bom e ruins e explicar que mesmo quando nos sentimos bem, podemos transmitir para outras pessoas;

– Checar se o tamanho da máscara está adequado.

– Se a criança apresentar algum sintoma característico da Covid-19, siga as orientações do pediatra sobre a procura do serviço médico.

– Mesmo para as crianças, as máscaras de tecido devem ser lavadas com água e sabão após duas horas ou mais de uso, ou quando estiverem úmidas. Depois de secas, devem ser passadas a ferro. As descartáveis devem ser trocadas a cada duas horas ou em caso de umidade.

Nossa fonte: Dra. Flavia Regina Oliveira, Pediatra e Neonatologista da Clínica Medprimus