Jogo ou brinquedo? Não importa! O Resta Um é conhecido por todos, mas pode se tornar ainda mais interessante se for feito pela própria criança. O mais legal é que, embora pareça simples, ele estimula a concentração, o raciocínio lógico, a elaboração de estratégicas, a atenção e a perseverança, já que o objetivo é deixar apenas uma peça no tabuleiro.
Material necessário:
– 32 tampinhas plásticas da mesma cor e 1 de cor diferente.
– Quadrado de papelão, mdf ou outro material resistente que possa ser usado como base.
– Fita dupla face ou cola branca
– 32 miçangas grandes, bolas de gude, grãos de feijão ou outro objeto que possa ser usado como pinos.
Passo a passo:
1 – Pinte ou cubra a base com o material de sua preferência. Nesse caso foi reutilizada uma capa de álbum de fotos.
2 – Cole as tampinhas sobre a base, seguindo a disposição conforme se vê na foto. A tampinha de cor diferente marcará o centro do tabuleiro.
3 – Disponha as bolinhas ou a peça que tenha escolhido para funcionar como pino dentro de cada tampinha (exceto a do centro que estará vazia no início do jogo e permitirá a jogada inicial).
Como jogar?
Resta um é um quebra-cabeça com o objetivo de, por meio de movimentos válidos, deixar apenas uma peça no tabuleiro.
No início do jogo, há 32 peças, deixando vazia a posição central. Um movimento consiste em pegar uma peça e fazê-la “saltar” sobre outra peça, sempre na horizontal ou na vertical, terminando em um espaço vazio.
A peça que foi “saltada” é retirada do tabuleiro. O jogo termina quando não é mais possível fazer nenhum outro movimento. Nesta ocasião, o jogador ganha se restar apenas uma peça no tabuleiro.