O choro é a única forma do pequeno expressar o que deseja, especialmente nos primeiros meses de vida. O bebê chora para dizer que está com fome, com frio, com calor, com cólica, irritado, cansado, sentindo-se sozinho, com a fralda suja, entre outras coisas. É a forma dele se expressar antes que seja capaz de dizer as primeiras palavras.
No recém-nascido, é considerado um ato reflexo. A partir do terceiro mês, a criança passa a entender que, ao precisar de algo, basta abrir o berreiro. Aí, nessa fase, o choro passa a ser voluntário.
Até os pais aprenderem a identificar cada choro, o que leva algum tempo, veja algumas técnicas que ajudam a acalmar o bebê:
– Pegar no colo: o bebê vai se acalmar se você pegá-lo num sling, deixando que ele ouça seus batimentos cardíacos ou sua voz cantando; – Dar banho: alguns bebês reagem bem a um banho e a sentir a água escorrer pelo corpo. Como alternativa, entre na banheira grande, cheia com água morna, e fique com ele encostado em você; – Envolver: envolver numa manta o bebê que chora repete sua experiência no útero e ajuda a fazê-lo adormecer; – Estimular: alguns bebês se aborrecem com facilidade. Mostrar -lhe um brinquedo ou colocar música para tocar poderá distraí-lo e fazer com que pare de chorar; – Balançar: o leve balançar da cadeira de balanço, de uma rede ou mesmo dançar em seus braços pode acalmar a agitação; – Passear: uma volta ao ar livre muitas vezes funciona para alguns bebês.