Encontrar uma criança que goste de frutas, verduras e legumes é uma missão “quase” impossível. Parece que os pequenos já nascem com uma espécie de chip que ordena uma repulsa automática. Porém, dá pra contornar o problema e oferecer uma alimentação mais saudável com sucos nutritivos.
Como são itens essenciais em um cardápio saudável, esses alimentos não podem faltar no prato do seu filho. Antes de armar um campo de batalha durante a refeição para obrigá-lo a comer, que tal mudar o foco do prato para o copo?
Assim como a maioria das pessoas, você também deve viver contando os minutos para conseguir dar conta de todos os compromissos do dia. Numa dessa, pensando em economizar tempo, pode pensar: “vou preparar vários litros desse suco e deixar na geladeira para o consumo da semana”. Sinal vermelho para você!
A nutricionista Ângela Resta Cardoso explicar por quê: “A melhor maneira de aproveitar tudo que um suco oferece é batê-lo e tomá-lo logo em seguida, de preferência sem coar, para preservar as fibras. Se deixarmos pronto na geladeira, os nutrientes sofrem um processo de oxidação e perdem suas propriedades mais interessantes”.
Outra armadilha é achar que os sucos de caixinha equivalem aos que são feitos na hora. Por mais gostosos e aparentemente saudáveis que possam ser, eles apresentam uma pequena concentração de polpa da fruta, o que diminui também a quantidade de nutrientes.
“Além de possuir muitos conservantes e corantes que, em excesso, não fazem bem. Mas se precisar optar entre o suco de caixinha e o refrigerante, principalmente na hora de montar a lancheira da criança, é melhor ficar com o suco, já que o refrigerante engorda e provoca cáries”, complementa Ângela.
1- Aquela fruta que passou um pouquinho do ponto merece uma segunda chance antes de ir direto para a lata do lixo. Experiente usá-la para incrementar um suco (e criar uma nova receita) ou mesmo batê-la só com leite.
2- Os sucos de frutas cítricas como laranja e limão são excelentes acompanhamentos para a hora do almoço ou do jantar. Isso porque são ricos em vitamina C, que dá a maior força para o organismo absorver o ferro presente em alimentos como feijão, carne vermelha e verduras escuras.
3- Procure não adoçar os sucos. As frutas por si só contam com um açúcar natural que não prejudica a saúde. Se não puder resistir a um docinho extra, opte pelo mel ou, em último caso, ao adoçante artificial (que economiza algumas calorias).
Fonte: Ângela Resta Cardoso é nutricionista, especializada em Nutrição Clínica e Suplementação Nutricional, atende na Clínica da Mulher, em Bauru, SP.
Leia também:
Entenda as diferenças entre suco, néctar e refresco
Sono constante pode ser resultado da má alimentação infantil
Gorduras são fundamentais na alimentação infantil
Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.