Imagem: Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.
A trajetória do sucesso escolar começa quando as crianças são concebidas e é influenciada pela genética e pelo ambiente. Desde a idade pré-escolar podemos prever quais serão as crianças que terão problemas de comportamento e de aprendizagem na escola primária conforme suas características individuais, seus pais e a dinâmica familiar.
Os elementos que permitem prever os problemas escolares são:
-
problemas de linguagem, de leitura e de escrita, incluindo as dificuldades em reconhecer e utilizar os sons emitidos antes da idade de 6 anos;
-
déficits de atenção;
-
dificuldades sociais (por exemplo, saber se entender com seus pares);
-
dificuldades emocionais (por exemplo, controle das emoções negativas, agressividade e falta de autocontrole);
-
ambiente familiar em situação de risco (por exemplo, pobreza, monoparentalidade e más práticas parentais).
Alguns desses fatores de risco se combinam de forma interativa ou aditiva para prognosticar as dificuldades escolares. Entretanto, alguns deles podem ser eliminados ou atenuados por boas habilidades sociais, estreitas relações com seus pares e os adultos, assim como através de uma disciplina positiva, mas firme.
Fonte: Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.