carinho
Dez motivos para dar carinho aos filhos
17 de abril de 2019
publicidade
Publicidade influencia hábitos alimentares, mas os pais dão a palavra final
18 de abril de 2019

Falta de sono prejudica o desenvolvimento intelectual das crianças

Estabelecer uma rotina para as crianças vai bem além de ensiná-las a respeitar as regras da casa. Fazê-las dormirem cedo e sempre no mesmo horário, então, traz mais benefícios do que mais facilidade para acordar na hora de ir para escola de manhãzinha. É que o dia a dia organizado, especialmente quando o assunto é dormir, ajuda a regular o organismo todo, favorecendo o desenvolvimento dos pequenos.

Criança que dorme muito tarde, por exemplo, tem a capacidade de aprendizado prejudicada. Foi o que concluiu uma pesquisa britânica, feita com mais de 11 mil crianças – aquelas que não tinham hora para dormir, ou que iam dormir tarde da noite, apresentaram resultados mais fracos em testes de leitura, matemática e percepção espacial.

“Já é comprovado, não só entre as crianças, mas também entre os adultos, que dormir pouco leva a transtornos de memória, dificuldade de concentração, déficit de atenção, agressividade, choro fácil, ansiedade e irritabilidade. Além disso, crianças que dormem pouco ou têm qualidade do sono ruim são aquelas que podem apresentar problemas de relacionamento com colegas”, complementa a pediatra Natasha Slhessarenko.

O ideal é as crianças irem para a cama todos os dias mais ou menos no mesmo horário. E isso vale também para fazer as refeições, lições de casa e brincar. “A rotina é benéfica para a criança e a deixa mais segura e autoconfiante, além de ajudá-la a ser um adulto mais organizado”, afirma a pediatra.

Fonte: Natasha Slhessarenko é pediatra do Lavoisier Medicina Diagnóstica.