Birra é algo que faz parte da maturidade da criança. Algumas são mais “birrentas”, comportando-se de forma agressiva ou com muito choro. Outras demonstram irritação em momentos determinados.
Seja lá qual for a intensidade da birra da sua criança, o importante é manter a calma e seguir as dicas da psicopedagoga Flávia Valadares, da Escola Pedagógica Mente.
Passo a passo para lidar com a birra
- 1. Primeiro, reconheça o que o seu filho quer, mas resista à tentação de ceder às suas exigências para parar a birra. Evite raciocinar com as crianças quando elas estão com raiva.
- 2. Enquanto seu filho não está em perigo, a melhor resposta é geralmente dizer a ele sua decisão com calma, e então ignorar ou esperar que ele se acalme.
- 3. Espere pelo menos uma hora antes de tentar conversar com seu filho sobre a birra.
- 4. Seja claro e consistente com seu filho sobre as expectativas dele. Em segundo lugar, em momentos de calma, ajude seu filho a desenvolver habilidades emocionais e de comunicação. Você pode ensiná-lo a usar estratégias para se acalmar , como respirar fundo para relaxar.
- 5. Entenda o que está desencadeando a birra do seu filho. Muitas crianças que têm acessos de raiva frequentemente as têm em situações previsíveis, como no momento da tarefa de casa, quando vão dormir, quando é hora de parar de brincar ou quando estão cansadas ou com fome.
- 6. Planeje essas situações. Por exemplo, seu filho explode quando ele precisa parar de brincar e ir jantar? Deixe-o saber 10 ou 5 minutos antes da hora. Avise: “está quase na hora do jantar…vamos guardar os brinquedos?”
- 7. Seu filho teve um dia pesado na escola e muitas atividades? Então permita que ele faça sua tarefa no dia seguinte. E se a criança estiver muito cansada ou não se sentir bem, adie conversas difíceis até o dia seguinte, se possível.
É uma fase e vai passar
Responder a uma birra é algo que todas as pessoas que têm filhos fazem. Entendendo as razões do comportamento do seu filho e planejando como agir, você pode reduzir ou impedir que isso aconteça com tanta intensidade. Acontecer vai…porque faz parte do desenvolvimento da criança. Você, adulto, é que precisa entender para compreender e, assim, ensinar!
Nossa Fonte: Flávia Valadares é Psicopedagoga, Especialista em Desenvolvimento Infantil e Neuropsicologia, Neurocientista e Colunista do Jornal O Globo RJ. Siga-a no Instagram: @pedagogica.mente
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado