escolas-do-bem
Matemática: neurociência mostra que todo mundo é capaz de aprender
24 de maio de 2018
Práticas esportivas na escola ampliam horizonte do estudante
25 de maio de 2018

Excesso de televisão atrapalha o desenvolvimento infantil

Portrait of beautiful young sisters eating popcorns at home.

A criança brasileira é uma das que mais ficam na frente da TV em todo o mundo: cerca de 3 horas e meia por dia. Porém, a maior fonte de entretenimento nos dias de hoje pode interferir no desenvolvimento da criança.

“Por ser uma atividade passiva, assistir à televisão pode prejudicar a capacidade de brincar, fantasiar, desenhar”, explica Ana Cássia Maturano, psicóloga e psicopedagoga pela USP.

Um dos principais problemas que podem ocorrer é a falta de convívio social, pois as crianças acabam entrando num mundo sem interação, onde a TV se torna sua única fonte de informação e diversão.

“Para tornar o desenvolvimento dos filhos mais saudável é interessante que os pais estimulem as atividades com outras crianças, a leitura ou mesmo estabeleçam mais horas de sono em vez de tempo diante da TV”, finaliza a Dra. Ana Cássia.

Fonte: Ana Cássia Maturano, psicóloga e psicopedagoga pela USP.
Este conteúdo é compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.