Excesso de televisão atrapalha o desenvolvimento infantil
24 de maio de 2018
Cinco mitos sobre a obesidade infantil
25 de maio de 2018

Práticas esportivas na escola ampliam horizonte do estudante

Não há dúvidas de que a prática de esportes no período escolar é essencial para a formação integral dos estudantes.

As atividades desta matéria, além de serem dinâmicas e divertidas, podem ser favoráveis à saúde e ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, de cooperação e melhor relacionamento entre os estudantes, de acordo com o professor de educação física, Luiz Francisco Pereira.

“Esportes podem desenvolver capacidades físicas, em geral, como coordenação motora, flexibilidade, resistência, fortalecimento muscular, além de aspectos de concentração, foco, liderança, protagonismo, tomada de decisão, em atividades coletivas”, afirma Luiz.

volei-crianças.jpg

Na aula de educação física, por meio da compreensão do seu papel em um time, por exemplo, o estudante também aprende a trabalhar em equipe, o que será fundamental para outros momentos da vida.

O aluno comprometido com o esporte passa a ter disciplina e leva a vida de uma forma mais leve, uma vez que atividades físicas tendem a aliviar a tensão do dia a doa.

Segundo conclui Luiz, a prática regular e equilibrada de atividades físicas traz melhoramentos para o corpo e a mente e, dentro da grade escolar, estabelece avanços para o aluno em diversos campos.

Fonte: Luiz Francisco Pereira, professor de educação física.
Este conteúdo é compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.