Aprender nem sempre é uma tarefa fácil. Os últimos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) divulgados recentemente pelo MEC, apontaram que quatro em cada dez alunos do Ensino Médio apresentam índice insuficiente de aprendizado em português e matemática. Apesar das questões mais profundas que envolvem a educação no Brasil, como a falta de investimento e políticas de incentivo, a dificuldade que muitos alunos têm em absorver o conteúdo também impacta no processo de aprendizagem. Além disso, a forma como os conteúdos são estudados também pode interferir na maneira como eles são absorvidos, mas algumas simples iniciativas podem ajudar quem deseja aprender mais.
Um estudo divulgado pela revista científica Psychological Science in the Public Interest apontou que algumas técnicas muito utilizadas pelos brasileiros durante os estudos, como utilizar marca texto para grifar palavras, frases, resumir conteúdos, utilizar imagens para fixação e reler várias vezes o mesmo texto, são consideradas menos eficazes no processo de aprendizagem. O psicólogo, especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP, Valdecy Carneiro, explica que cada pessoa possui uma forma diferente de absorver a informação, por essa razão a psicologia classifica outras abordagens que trazem resultados significativos, utilizando técnicas de desbloqueio de aprendizagem que serão adequadas a quem estuda, podendo tornar mais leve, divertido e agradável o aprendizado.
O psicólogo explica que algumas técnicas simples, aplicadas no dia a dia ajudam a melhorar a concentração, entre elas a Mindfulness, voltada para a atenção plena, que consiste em ter foco nas ações do presente. Um dos métodos de memorização que pode ser utilizado com eficácia está ligado à emoção. “A nossa memória é basicamente emocional, pois é assim que conseguimos lembrar dos principais acontecimentos da nossa vida, como o primeiro beijo, o primeiro namoro, mas se alguém nos perguntar quem foi a terceira namorada, por exemplo, fica mais difícil lembrar, pois a sobrecarga e descarga emocional de hormônios daquele primeiro momento ficou fixado, causando um impacto emocional maior”, comenta Carneiro. A dica do especialista é associar emoções ao estudo, atribuindo um significado emocional ao aprendizado.
No caso das crianças, os pais têm um papel fundamental no aprendizado, segundo Carneiro a maneira como eles demonstram que estão atentos e interessados aos processos de aprendizagem dos filhos pode contribuir para um melhor resultado no desempenho escolar. Além disso, é importante que os adultos observem se existem desvios excessivos de atenção durante os estudos, procurando ensinar aos filhos qual é a melhor maneira de aprender e, no caso de não saberem orientar, buscar ajuda profissional adequada. Por exemplo, em casos de déficit de atenção é indicado a procura de um profissional, que indicará qual é o melhor tratamento a ser seguido. O especialista também pontua que não existe um melhor horário para os estudos, mas é fundamental que seja estabelecido um local e horário, para que o cérebro entenda que aquele momento específico é importante e reservado para o aprendizado. “Não existem pessoas que são incapazes de aprender, mas é preciso saber utilizar as ferramentas certas para a aprendizagem”, conclui.
Fonte: Valdecy Carneiro, psicólogo, especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP.
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Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.